quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Atum & Pasta

Atum e pasta, sim! Delícia! Se existe uma receita parecida com essa por aí, não sei. Só sei que o prato que eu faço surgiu em um desses dias de desespero dentro da cozinha. 


É tudo muito simples. Atum (em lata mesmo), tomates maduros (mas firmes) cebola, alho, azeite folhas de louro, sal e pimenta do reino. Opte pelo atum conservado em água e sal. Se utilizar o tipo conservado em azeite, pode ser que o prato fique um tanto gorduroso para o seu gosto (como eu sou exagerada mesmo, eu uso qualquer tipo!). Refogue a cebola e o alho.


Junte ao refogado uma lata de atum em conserva e duas folhas de louro. Mais um detalhe importante em relação ao atum: não utilize o atum ralado, mas, o tipo "sólido". Coloque-o na panela e não se preocupe em "quebrar" tanto os pedaços de peixe. Refogue mais um pouco o atum no azeite, até que a cebola e o alho fiquem um pouquinho de nada dourados. Acrescente quatro tomates médios, cortados em gomos, e sal a gosto (cuidado com o sal, pois o atum enlatado costuma ser bem salgadinho).


Dê uma misturada legal, tampe e deixe lá, em fogo baixo, por tempo suficiente para que os tomates cozinhem sem virarem papa. Se os tomates estiverem mesmo maduros, essa etapa não será demorada. Cuidado para não deixar tempo demais!


Depois de pronto o refogado de atum e tomate, acrescente a massa já cozida. Dê preferência a massas curtas. Para mim, a ideal para essa receita é o fusilli. Nesse dia das fotos, eu só tinha spaguetti na dispensa... Lance normal, segue o jogo! Nessa hora, ponha a pimenta-do-reino, moidinha na hora, tá? Ah, não tem moedor? Improvise: faça uma trouxinha de pano com os grãos da pimenta e esmague-os com um batedor de carne, martelo, qualquer coisa do tipo. Se a única opção é a pimenta já moída, paciência. Relaxe, coloque a pimenta de qualquer jeito e vá comer!


Agora, por favor, não me invente de servir esse prato com outra bebida a não ser um vinho. Mesmo que seja daqueles tipo "suave" que dá enxaqueca antes mesmo da sobremesa! E uma dica legal: um queijinho parmesão ralado não vai nada mal, hein!

*Desculpem-me pela qualidade das fotos. Mas eu estava sem minha câmera e tive que me contentar com o iPod do meu filhote! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário